É só o Lula ou esse governo criou raizes?

Os dados que indicam melhoras em indicadores sociais e infra-estrututurais do país e a enxurrada de políticas públicas oriundas do executivo federal na direção do enfrentamento de problemas históricos brasileiros nos deixam bastantes animados a cerca do momento interessante (em quem sabe de transformação) que nosso país (finalmente) passa a vivenciar.
Contudo, a derrota em alguns centros importantes do país - a despeito de todo esforço do PT e de suas grandes lideranças - para prepostos de adversários já estabelecidos (e em franca campanha) e ainda o bom desempenho da oposição nas pesquisas de intenção de voto relativo ao próximo pleito presidencial; nos reacendem dúvidas sobre um efetivo (ou não) enraizamento do governo Lula e de suas políticas.
Não estaríamos diante de um mero fenômeno político centrado na figura quase messianica de um operário que percorreu uma trajetória cinematográfica até o palácio do planalto?
O projeto em implantação cresceu no mesmo nível que o fetiche em torno de Lula?
Saberá o eleitorado distinguir entre figuras públicas, parafernálias midiático/marqueteiras e os projetos em disputa, o caminho mais adequado a continuidade da desejável mudança? Ou haverá retrocesso?...
Nos parece que o momento que vivemos também é rico por nos proporcionar respostas à essas inquietantes perguntas.

0 comentários: