Última Parada 174: Papo reto! tá ligado!?

Um filme claro, nú e deslumbrantemente feio, que todos deveriam ver.
O Brasil é isso, não é só praia, só floresta, só carnaval e futebol. É favela, é tráfico, é vida sem oportunidades, é comércio do corpo, é abandonos desde o berço, principalmente de um Estado que historicamente ficou olhando para o umbico das elites.
Herdamos um país feio, com a infância abandonada, injusto, com urbanização só das vias que dão acesso as praias e ao pontos turísticos, mas que esqueçeu os becos, ruelas e favelas... “Que se criem como ratos!”, dizem os tomadores de decisão ao pavimentar as estradas que lhes interessam com sua arrogância e calçar seus bolsos com o dinheiro que daria para oferecer escolas e uma oportunidade a vários (ale)sandros da vida.
Quem não viu (só pude ver agora, infelizmente), tem que ver esse filme. É denúncia social pura, é o Brasil como ele tem sido e escondido por várias décadas e revela o tamanho dos desafios que temos pela frente.
Não é só a altitude e os morros que separam a favela do litoral, as áreas altas das baixadas. Há hiatos e depressões de desonestidade, de corrupção e de preconceito que segregaram o Brasil por anos, que reservaram as boas terras, as legalizadas para alguns e a pocilga para os sem oportunidades, para os brasileiros de fato.
Por sua vez, não adianta muito reclamar, jogar culpa nos cara de lá, nos X9, é preciso ação, é preciso coragem, enfrentar de frente, arregaçar as mangas, pegar com as mãos e ajudar a domar a dura realidade brasileira.
O filme ajuda a acordar um pouco, não se deixar adormecer por encantos fantasiosos e perceber que tem muitos “maninhos” por ai precisando de ajuda. Não precisa ser só dinheiro, um trocado, precisam também do nosso compromisso, da nossa honestidade em escolher quem tem de fato compromisso com a emancipaçãos social. Não podemos escolher só por nossa conveniência... Isso seria covardia da nossa parte, nós que tivemos oportunidade e enchergamos além do mar de tormento e violência em que muitos estão mergulhados e não tem como sair.

1 comentários:

Kiara Guedes disse...

Olá Odair! Vi seu blog na comunidade blogueiros amapaenses e vim dar uma conferida! Gostei daqui, linkarei vc assim não te perco e venho sempre trocar figurinhas! Abraços